quarta-feira, 30 de setembro de 2015

11ª Escola Regional de Catequese

Participantes com certificado de conclusão da escola regional de catequese.
Nos dias 25 a 28 de setembro de 2015, no Centro de Formação em Lages, realizou-se a 4ª etapa da 11ª Escola Regional de Catequese Sul 4.  Pela Diocese de Caçador participaram da escola e receberam o certificado os seguintes catequistas: Cínara Kuhn e Marília Matos (Timbó Grande); Sueli Andrade (Fraiburgo) Elaine Vogel, Sônia Frigeri, Suzana Boiko, Regiane Freire e Vera Filipini (Caçador); Solange Gularte e Marizete Silva (Videira), Vera Mazureck (Pinheiro Preto), Edson De Bortoli (seminarista) e Pe. Márcio.
O tema desta etapa foi Liturgia e Catequese: “Duas faces de um mesmo mistério”, o assessor Pe. Vanildo Paiva, destaca em seu livro. “A catequese como educação da fé e a liturgia como celebração da fé são duas funções da única missão evangelizadora e pastoral da Igreja. Paiva destaca que a catequese, sem a liturgia, esvazia-se da dimensão do Mistério e reduz-se ao amontoado de ensinamentos e teorias sobre Deus e a Igreja, até bonitos, talvez, mas sem qualquer significado mais profundo para a vida. Por outro lado, a liturgia, sem a catequese, é carente do sentido do conteúdo da fé, que se consolida no aprofundamento da mensagem cristã, o que a catequese assume como missão própria”.
Apresentação do Padroeiro São Francisco
Segundo a aluna Vera Filipini, a escola proporcionou uma experiência única e maravilhosa de aperfeiçoamento e aprofundamento da fé que temos em Cristo Jesus. Um verdadeiro mergulho no mistério. “As alegrias em ter participado desta formação foram muitas, o encontro, o conhecimento, a partilha, a vivência da fé, as celebrações, as amizades construídas e fortalecidas através desta experiência e oportunidade proporcionada pela nossa diocese junto com o regional. O que fica é a certeza do renovar e fazer catequético em nossas comunidades e com os catequizandos.  O compromisso assumido é de partilhar o conhecimento e experiências vivenciadas. Agradeço a Deus, a minha família pelo apoio e incentivo, e a todos que participaram comigo desta etapa, de um modo carinhoso a coordenadora paroquial Rosemari Rodrigues”, destacou.
A exemplo dos discípulos de Emáus, temos o compromisso de voltar correndo a Jerusalém, ou seja, as nossas comunidades de fé e contar a todos que “vimos o Senhor”!
Pelos participantes da escola regional de catequese.
Vera Lúcia Filipini



Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Celebração do dia do (a) Catequista – 2021 Semeadores (as) da Palavra, da Alegria, do Perdão e da Justiça (Mt 13,1-9) Preparando o...