quarta-feira, 23 de setembro de 2015

A Alegria de ser catequista: Diocese realiza retiro diocesano de catequistas.

Nos dias 19 e 20 de setembro de 2015, no Centro de Formação João Paulo II, em Caçador realizamos o retiro diocesano de catequistas. Contamos com a participação de setenta catequistas representantes de dezessete paróquias de nossa diocese.
O tema do retiro partiu da Carta Encíclica do Papa Francisco, “Evangelii Gaudium” A Alegria do Evangelho, que nos convida a refletir se realmente fazemos com alegria o trabalho catequético e, principalmente, se encontramos no seguimento de Jesus Cristo a alegria da nossa vida. Outra inspiração para o retiro foi a passagem bíblica do “Divino Oleiro” (Jer 8,1-6). Os catequistas foram convidados a se deixar formar pelas mãos do Mestre.
O texto do “oleiro” (Jeremias 18,1-6) também foi partilhado e rezado dentro da experiência de cada um através da leitura orante e partilha do referido texto bíblico. A assessora do retiro, Ir. Marlene Chiudini, coordenadora diocesana de catequese da Diocese de Rio do Sul, trouxe sua experiência e vivência alegre do evangelho e deixo o testemunho de como devemos nos colocar nas mãos do divino oleiro e nos deixar modelar para que nossa catequese seja de iniciação cristã e nos leve a fazer a experiência pessoal com Cristo na missão.
Realizamos também uma celebração da luz e da vida, momento que certamente ficará marcado na vida de todos os participantes. Somos chamados a sermos luz na comunidade de fé a partir de nossa vivência cristã. Pe. Márcio, assessor eclesiástico da catequese durante a celebração eucaristia que nos animou, dizendo que importante é fazermos o itinerário na caminhada com Jesus, sem nos preocupar em ocupar o lugar à direita ou à esquerda do mestre, mas ser testemunho alegre na educação da fé, nas famílias e comunidade.
Agradecemos a presença alegre e motivadora de Dom Severino e dos padres Vilmar, Celso, Antônio José, Lauro, José Marques e Rubem, bem como a participação de todos os catequistas.  O retiro nos proporcionou um revigoramento e novo ardor missionário. Necessitamos nos abastecer espiritualmente para sermos reflexo do Cristo vivo no meio do povo.
“A alegria do evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus”. (Papa Francisco).
Adriana Oliveira e Regiane Freire
Pelos participantes do retiro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Celebração do dia do (a) Catequista – 2021 Semeadores (as) da Palavra, da Alegria, do Perdão e da Justiça (Mt 13,1-9) Preparando o...