quarta-feira, 10 de abril de 2013

Celebração da Luz


Celebração da Luz



Continuando nossa página, apresentamos a celebração da Luz que pode ser utilizada com os catequizandos, neste período pascal: (Círio pascal ou vela grande acesa- velas menores pra todos)
1.      Refrão: Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra: inunda meu ser, permanece em nós!
2.      Abertura                                                                                                                                                                                                                              a) Venham, ó crianças/ ao Senhor cantar!/ venham, com alegria/ a Deus festejar!                                                                                                                                                                                                     b) És, Senhor, a luz/ em nossa escuridão!/ És o Ressuscitado,/ Cristo, nosso irmão!                                                                                                                                                                        c) Tua Luz bendita/ sempre nos conduz!/ Fica sempre conosco,/ ó Senhor Jesus!                                                                                                                                                                                                                                                             d) Glória ao Pai, ao Filho/ e ao Santo Espírito!/ Glória à Trindade Santa!/ Glória ao Deus bendito!
3.      Recordação da vida: Motivar os catequizandos para que façam memória das situações de trevas que existem em nossas famílias, comunidades, sociedade... Pode-se intercalar um refrão penitencial.
4.      Salmo:
O Senhor é a luz de nossa vida (Salmo 139/138)                                                                                                                                                                                                                                         Ref. Tu és a luz, Senhor, do meu andar, Senhor, do meu lutar, Senhor, força do meu sofrer. Em Tuas mãos, Senhor, quero viver!                                                                                                                                                                                                                    . Meu coração Tu sondas e lês meus pensamentos. Se sento ou se levanto, Tu vês meus movimentos. De todas as minhas palavras, Tu tens conhecimento.                                                                                                                                                                                                                   . Quisesse eu me esconder do Teu imenso olhar, subir até o céu, na terra me enterrar, atrás do sol que nasce, lá irias me encontrar.                                                                                                                                                                 . Se a luz do sol se fosse, que escuridão seria!... Se as trevas me envolvessem, o que adiantaria? Pra Ti Senhor, a noite é clara como o dia.                                                                                                                                                                                      .Tu vês meu coração, meu sofrimento sentes. Olha, Senhor, meus passos; se vou erradamente, me guia no caminho da vida, para sempre.
5.       Proclamação da Palavra (cantar, enquanto entra a Bíblia)                                                                                                                                                                                         Texto bíblico: Jo 8,12; 9,1-7
6.      Reflexão – Breve meditação da Palavra, ressaltando como Jesus é luz em nossa vida diária.
7.      Catequese Litúrgica: Mostrar o simbolismo da Luz na Liturgia, especialmente na missa: círio, velas, lâmpadas... Jesus Ressuscitado, a fé que sempre deve brilhar, nosso compromisso de ser luz na vida dos irmãos.
8.      Ação de Graças: Convidar os catequizandos a dar graças a Deus pelas situações de luz, as coisas boas que existem em nossas famílias, comunidades, sociedade... Cada pessoa que rezar, logo em seguida deve acender a sua vela na vela maior. Ao final, cantar para que todos acendam suas velas.                                                                                                                                           – Minha Luz é Jesus! E Jesus me conduz, pelos caminhos da paz !
9.       Oração: Deus de amor e de bondade, Tu és luz que ilumina a nossa vida. Permanece sempre conosco, conduzindo nossos passos no caminho de Teu Filho Ressuscitado. Amém!
10.   Conclusão: O Deus da Luz e do amor esteja sempre em nossa vida! Amém!                                                                                                                                                      Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

Fonte:  Vanildo de Paiva – Catequese e Liturgia –
Duas faces do mesmo Mistério - Paulus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Celebração do dia do (a) Catequista – 2021 Semeadores (as) da Palavra, da Alegria, do Perdão e da Justiça (Mt 13,1-9) Preparando o...