segunda-feira, 23 de novembro de 2015

O Rosto da 
Misericórdia


O papa Francisco convocou um Jubileu Extraordinário, a iniciar em 8 de dezembro de 2015, festa da Imaculada Conceição de Maria: o Jubileu da Misericórdia. Num pontificado marcado pela solicitude do papa com situações de extrema violência, como as guerras espalhadas pelo mundo, o martírio de cristãos, as complicadas migrações da África para a Europa, a escolha da Misericórdia para um Jubileu temático está na sequência de atitudes que revelam a necessidade de o mundo se voltar para as periferias existenciais e tomar atitudes que revelem a face bondosa de Deus em favor dos necessitados, que são todos os seres humanos, especialmente os mais sofredores (cf. n. 15).

Será também oportunidade de celebrar festivamente os 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II, que abriu as portas da Igreja para o diálogo com o mundo moderno. Na sua bula, o papa lembra um pensamento do beato Paulo VI, papa que encerrou o Concílio, dizendo que “a religião de nosso Concílio foi, antes de mais, a caridade”. A caridade deve ser a marca da Igreja atual, e a misericórdia é a ação da caridade: Deus nos ama e quer que amemos a nós mesmos, aos irmãos e ao planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Celebração do dia do (a) Catequista – 2021 Semeadores (as) da Palavra, da Alegria, do Perdão e da Justiça (Mt 13,1-9) Preparando o...