sexta-feira, 17 de abril de 2015




Encontro Diocesano  de Animação

Bíblico-Catequética


Durante os dias 10 a 12 de abril, no Centro de Formação João Paulo II, Castelhano, em Caçador, realizou-se o encontro anual das Coordenações Paroquiais do Serviço de Animação Bíblico-Catequético da Diocese de Caçador. Estiveram presentes representantes de 20 paróquias, num total de 49 participantes.

O encontro teve como objetivo o estudo do Itinerário Catequético Nacional. O assessor Pe. Marcos Roberto Medeiros, pároco de Vargem SC, Diocese de Joaçaba e membro da Equipe Regional de Animação Bíblico - Catequética da Regional Sul 4, proporcionou um encontro vivencial e reflexivo a partir da proposta do itinerário, ajudando a todos a construir um caminho que nos leve ao encontro pessoal com o mestre e nos torne verdadeiros seguidores de Jesus através da experiência com o ressuscitado. Durante o encontro foram realizadas diversas vivências e os grupos tiveram a oportunidade de construir seu próprio itinerário catequético a partir de sua partilha, reflexão e oração.
Na sexta à noite, houve um momento de partilha das paróquias, sobre o processo formativo para catequistas através da metodologia das Cartas.  O espaço proporcionou maior esclarecimento do trabalho. Observou-se alguns desafios enfrentados no trabalho com as cartas que é realizado na maioria das paróquias presentes. O processo de formação é muito significativo e tem ajudado na formação permanente dos catequistas, trazendo mais segurança na ação catequética, merecendo destaque especial a prática da leitura orante da palavra.
No sábado à noite, houve um momento de confraternização, com dinâmicas e brincadeiras com o grupo, tornando assim o encontro leve e vivencial, de acordo com a dimensão festiva, proposta de próprio Itinerário.
No amanhecer de domingo dia 12, às 7 horas da manhã, celebramos a Eucaristia presidida pelo Coordenador Diocesano de Pastoral Pe. João Casara e concelebrada por Pe. Marcos, momento intenso de espiritualidade e vivência da fé. A reflexão aconteceu a partir da liturgia do 2º domingo do Tempo Pascal na qual o Cristo ressuscitado nos ensina a necessidade da misericórdia e nos pede para praticar a caridade. Viver a fé nos impulsiona a levar a sério as palavras de nosso Mestre: Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia (Mt 5,7). A expressão de fé madura está nos atos concretos de caridade em nossa vida diária na sociedade, família e trabalho.
Contamos com a presença de Dom Frei Severino Clasen, bispo diocesano, que na oportunidade deixou sua mensagem incentivando e motivando a todos os catequistas. Os participantes avaliaram o encontro como produtivo, celebrativo e vivencial, leve, enriquecedor e levaram a certeza de que vale a pena colocar-se a caminho na missão de evangelizar.
Fomos enviados para as nossas comunidades com o compromisso de contemplar a realidade que nos cerca, para melhor planejar o agir catequético e suscitar uma adesão clara e eficaz para o projeto que Jesus Cristo nos apresenta, ou seja, sermos verdadeiramente casa de Iniciação à Vida Cristã.
Regiane D. Freire
Pela Equipe de Animação Bíblico-Catequética





Um comentário:

  1. Agradeço à Coordenação Diocesana, ao grupo participante e a todos (as) que colaboraram... foi uma experiência de simplicidade, compromisso e conquistas... realmente o texto do Itinerário é um auxílio muito útil na caminhada. Desejo de coração que as luzes acesas e, principalmente a Grande Luz - Jesus Cristo brilhe cada vez mais na caminhada catequética de toda a Diocese. Conte sempre comigo.

    ResponderExcluir

  Celebração do dia do (a) Catequista – 2021 Semeadores (as) da Palavra, da Alegria, do Perdão e da Justiça (Mt 13,1-9) Preparando o...