quarta-feira, 17 de julho de 2013

Mensagem do Bispo

                                       DIOCESE DE CAÇADOR
Av: Santa Catarina, 228 – Caixa postal 227
89500-000 CAÇADOR/SC –
Fone/Fax 0xx (49) 3563-2045
Caçador, 09 de julho de 2013.
Mensagem – Cartas aos catequistas!
            Estamos situados num mundo concreto com suas alegrias e preocupações. É nesse mundo que somos chamados a evangelizar. Jesus Cristo quer ser conhecido, amado e seguido por toda a humanidade. Uma grande parcela de lideranças, pessoas de boa vontade se dedicam ao anúncio da Boa Nova e ensinam a doutrina básica na catequese.
            O conjunto de conhecimentos fundamentais da nossa doutrina cristã deve ser ensinado por pessoas maduras, conhecedoras dos princípios básicos e indispensáveis da fé católica.
            No modelo de cartas, estamos encaminhando um roteiro de estudos para catequistas e acompanhantes na catequese. É a formação necessária e busca constante do fortalecimento da fé e atualização da prática religiosa nos ensinamentos da nossa Igreja. O jeito familiar, próximo, fraterno e com muita ternura se quer fortalecer a vontade e ser presença na vida de todas e todos os catequistas. Que tenham atualização e formação constante para uma boa catequese.
             Não podemos ficar estacionados imaginando como foi no passado, o mundo mudou, o comportamento e a mentalidade tiveram grandes mudanças na vida das pessoas. Há muita mudança na estrutura e vida das pessoas, mas a doutrina é a mesma. Precisamos de novas formas, novos métodos, novo jeito de ensinar a novidade que é da Sagrada Escritura, o conjunto dos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Precisamos aprender assimilar, colocar em prática e ensinar para os outros. A convicção, e o amor crescente em Jesus Cristo e sua mensagem sobre o seu Reino que nos deve empolgar fortalecer e encorajar para não desanimar no ensino para as crianças, adolescentes, jovens e adultos.
             A meta é atingir a família toda para que a vivência da fé comece e termine na própria família. O estudo retoma a história da salvação com ênfase no Credo. Dentro do Ano da Fé, nada melhor do que os catequistas aprofundarem a profissão de fé da nossa Igreja. Por isso, desejo que esse material faça a diferença na vida particular de cada discípulo missionário que assume o ministério de catequista em cada comunidade.
            Rogamos ao Deus Uno e Trino para que abençoe e fortaleça a fé, a alegria e conceda saúde e fecundidade vida cristã a todas as pessoas que se dedicam ao ensino catequético em nossas comunidades de Fé.
            Deus abençoe a todas essas pessoas de boa vontade.
Dom Frei Severino Clasen, Ofm
Bispo Diocesano

Um comentário:

  1. Obrigado Dom Severino pelas palavras de ânimo.Que todas(os)as(os) catequistas se empenhem nessa formação das cartas,pois é um bem precioso à todas nós.Que Deus nos dê muita boa vontade para continuarmos esse trabalho tão gratificante em nossas comunidades.Deus abençõe a todos.Um abraço.(Noeli Ferreira Ribeiro-catequista e coordenadora da Comunidade São Marcos)

    ResponderExcluir

  Celebração do dia do (a) Catequista – 2021 Semeadores (as) da Palavra, da Alegria, do Perdão e da Justiça (Mt 13,1-9) Preparando o...