terça-feira, 18 de outubro de 2016

Maria, mãe de misericórdia!

Em outubro celebramos a Padroeira do Brasil e voltamos o olhar a Maria Mãe da Misericórdia, Mãe de Deus. O povo cristão carrega no coração a oração “salve rainha, mãe de misericórdia”, como a certeza de que ela foi quem melhor experimentou a misericórdia divina. 
Ninguém como ela conheceu a riqueza da misericórdia divina, ao gerar humanamente o Filho de Deus. Isso testemunhou em seu cântico: “sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1,50). Maria fez memória da compaixão divina, que a escolheu para ser a mãe do salvador. Ela é a pessoa que viveu “só da graça”, como disse Lutero. Também no momento de extremo sofrimento de seu Filho, aos pés da cruz, a mãe presenciou o perdão oferecido a quem O crucificou, e recebeu o discípulo amado como filho. Neste estão todos os discípulos, de todos os tempos!

Presente nos momentos fundamentais da vida de Jesus e da Igreja nascente, Maria é a mulher símbolo, modelo para a comunidade cristã. Ela, ao mesmo tempo, testemunhou a misericórdia e se fez instrumento desta. O povo cristão reconheceu nela a Mãe que assume os rostos dos seus filhos: por isso ela é representada em tantas imagens, de diferentes raças, cores, nações. Porque ela é mãe que abraça a todos os povos. A humanidade está abrigada sob o manto daquela que primeiro acreditou, para conduzi-la à fé.
Nela resplandece a imagem da nova humanidade, reconciliada, livre para servir e amar. Maria diz-nos e demonstra que o evangelho da misericórdia divina em Jesus Cristo é o melhor que pode ser dito, experimentado e transmitido. Dirijamos-lhe sempre a nossa oração pedindo a ela que volva para nós os seus olhos misericordiosos. Deixemo-nos conquistar pelo semblante de amor e ternura que provém da Mãe de Deus.

                                                                                              Pe. Márcio Martins Rosa

Paróquia Cristo Redentor – Caçador/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Celebração do dia do (a) Catequista – 2021 Semeadores (as) da Palavra, da Alegria, do Perdão e da Justiça (Mt 13,1-9) Preparando o...