sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Seminário Regional de Liturgia e Catequese


Nos dias 28 a 30 de agosto de 2015, realizou em Tubarão – SC, o seminário regional de liturgia e catequese. A diocese de Caçador marcou presença no encontro com oito participantes, sendo quatro deles pela liturgia e quatro pela catequese.
O assessor do seminário Pe. Francisco Taborda, ressalta que os Sacramentos da Iniciação à Vida Cristã são o caminho para ser cristão, então, devemos aprender a ser cristãos, seguindo o que Jesus deixou-nos como exemplo.

O seminário teve como objetivo uma reflexão a partir do batismo. Percebemos que tudo começa com o querigma, ou seja, o anúncio de Jesus Cristo. Ouvir, aceitar e praticar a mensagem de Jesus Cristo, são disposições necessárias para uma vida de fé. A vida cristã exige de nós um caminho de conversão, caminho este que devemos percorrer na comunidade de fé e na igreja. Pelo batismo fomos sepultados com Ele na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dos mortos pela glória do Pai, assim nós vivamos uma vida nova.
São necessárias algumas disposições para o batismo, tais como: conversão à fé cristã; educação à oração; aprender a rezar, ou seja, comunicar-se com Deus; passar pela experiência de conversão e praticar a caridade. É necessária também a prática de costumes evangélicos, tudo isso porque Cristo vem ao nosso encontro pelas diversas formas.
Pe. Francisco Taborda
 O assessor abordou a proposta da igreja para iniciação cristã com base no ritual de iniciação cristã de adultos (RICA), documento este, que completa todas as celebrações e os tempos do catecumenato. Pré- catecumenato é o tempo da evangelização em que se anuncia o Deus vivo e Jesus Cristo aos não-cristãos, cujo coração é aberto pelo Espírito Santo para que creiam e se convertam ao Senhor. (cf. RICA 9). Catecumenato é o tempo dedicado à catequese propriamente dita. Tempo de iluminação e purificação é o momento da preparação para os sacramentos. Na iniciação aos sacramentos, os eleitos, tendo recebido o perdão dos pecados, são incorporados ao povo de Deus, (...). E a mistagogia, é o tempo, em que  a comunidade, unida pela mediação do evangelho, pela participação na eucaristia e pela prática da caridade, vai progredindo no conhecimento mais profundo do mistério pascal e na sua vivência cada vez maior na comunidade eclesial. Normalmente este momento se dá no tempo pascal. ( cf. RICA 37- 40)
Aos participantes, fica o compromisso de continuar o estudo e colocar em prática o que estudamos e discutimos no seminário:  fazer de nossas comunidades de fé verdadeiras casas de iniciação à vida cristã.

                                  Regiane D. Freire 
                                                  Pela Equipe Diocesana de
                                  Animação Bíblico-Catequética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Celebração do dia do (a) Catequista – 2021 Semeadores (as) da Palavra, da Alegria, do Perdão e da Justiça (Mt 13,1-9) Preparando o...