A
NECESSIDADE DA PSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO DA FÉ [1]
Edson
De Bortoli[2]
A
psicopedagogia é uma área de conhecimento que estuda o processo de aprendizagem
e o modo em que os diversos elementos envolvidos nesse processo podem facilitar
ou prejudicar o seu desenvolvimento. Estuda o processo de construção de
conhecimento, além de seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais.
Na
Catequese, a psicopedagogia quer contribuir com a pedagogia catequética,
aprofundando no processo de desenvolvimento não só da maturidade e aprendizagem humanas, como também de educação da fé. Para que a pessoa seja
capaz de aprender, é necessário que o conhecimento seja adaptado à sua
capacidade. Em outras palavras, se queremos evangelizar nossos catequizandos,
precisamos adaptar a mensagem da catequese à sua maturidade humana, afetiva e
cognitiva.
2.
Educação da fé conforme as idades
A
catequese segundo as diferentes idades é uma exigência essencial para a
comunidade cristã. Por um lado, a fé participa do desenvolvimento da pessoa;
por outro, cada fase da vida é exposta ao desafio da descristianização e deve,
acima de tudo, aceitar como um desafio, as tarefas sempre novas da vocação
cristã (DGC, n.171).
A
catequese segundo as idades não pode perder a originalidade da educação da fé.
Falamos em adaptar, o que significa não
perder a essencialidade da mensagem evangélica. Assim, a adaptação do
conteúdo-mensagem não pode perder de vista a originalidade evangélica, levando
em conta a realidade onde os interlocutores estão inseridos.
3.
Conhecer os interlocutores da
catequese
A
catequese deve ser compreendida como processo ou itinerário, caminho que uma
pessoa percorre ao longo da sua vida, de sua história. Para que uma pessoa
possa amadurecer na fé, é preciso que a mensagem catequética seja adaptada ao
desenvolvimento psicológico em que a pessoa vive.
Como
é possível evangelizar uma pessoa sem conhecê-la adequada e profundamente? A
questão nos interpela a penetrar no mais íntimo de cada pessoa que vem ao nosso
encontro. Neste sentido, a catequese conforme as idades aparece como uma
tentativa de responder aos desafios atuais da vida dos catequizandos, pois leva
em conta os aspectos, tanto antropológicos
e psicológicos, como teológicos, para cada uma das idades.
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