segunda-feira, 24 de agosto de 2015

A NECESSIDADE DA PSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO DA FÉ [1]

Edson De Bortoli[2]


1.         A Psicopedagogia Catequética

A psicopedagogia é uma área de conhecimento que estuda o processo de aprendizagem e o modo em que os diversos elementos envolvidos nesse processo podem facilitar ou prejudicar o seu desenvolvimento. Estuda o processo de construção de conhecimento, além de seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais.
Na Catequese, a psicopedagogia quer contribuir com a pedagogia catequética, aprofundando no processo de desenvolvimento não só da maturidade e aprendizagem humanas, como também de educação da fé. Para que a pessoa seja capaz de aprender, é necessário que o conhecimento seja adaptado à sua capacidade. Em outras palavras, se queremos evangelizar nossos catequizandos, precisamos adaptar a mensagem da catequese à sua maturidade humana, afetiva e cognitiva.


2.         Educação da fé conforme as idades

A catequese segundo as diferentes idades é uma exigência essencial para a comunidade cristã. Por um lado, a fé participa do desenvolvimento da pessoa; por outro, cada fase da vida é exposta ao desafio da descristianização e deve, acima de tudo, aceitar como um desafio, as tarefas sempre novas da vocação cristã (DGC, n.171).
A catequese segundo as idades não pode perder a originalidade da educação da fé. Falamos em adaptar, o que significa não perder a essencialidade da mensagem evangélica. Assim, a adaptação do conteúdo-mensagem não pode perder de vista a originalidade evangélica, levando em conta a realidade onde os interlocutores estão inseridos.

3.         Conhecer os interlocutores da catequese

A catequese deve ser compreendida como processo ou itinerário, caminho que uma pessoa percorre ao longo da sua vida, de sua história. Para que uma pessoa possa amadurecer na fé, é preciso que a mensagem catequética seja adaptada ao desenvolvimento psicológico em que a pessoa vive.
Como é possível evangelizar uma pessoa sem conhecê-la adequada e profundamente? A questão nos interpela a penetrar no mais íntimo de cada pessoa que vem ao nosso encontro. Neste sentido, a catequese conforme as idades aparece como uma tentativa de responder aos desafios atuais da vida dos catequizandos, pois leva em conta os aspectos, tanto antropológicos e psicológicos, como teológicos, para cada uma das idades.




[1]Adaptado de: CALANDRO, Eduardo; LEDO, Jordélio Siles. A necessidade da psicopedagogia na educação da fé. Florianópolis: [SI].
[2] Bacharel em Filosofia pela Faculdade São Luiz (FSL) em Brusque. Atualmente é acadêmico do 3º semestre de Teologia pela Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC).

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