quarta-feira, 29 de julho de 2015

  METODOLOGIA DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL
               Pe. Antônio José de Almeida

Quais as características principais da Iniciação Cristã de Adultos? Em que a pedagogia catecumenal pode contribuir para uma metodologia catequética de inspiração catecumenal? Que indicações práticas podemos oferecer às nossas comunidades em seu esforço por introduzir ou consolidar a Iniciação Cristã bem como uma catequese com estilo catecumenal?

Priorização dos adultos. A catequese tradicional supunha a fé dos adultos, transmitida pela família e pela sociedade, consideradas cristãs. As crianças, em preparação à primeira comunhão, recebiam uma catequese nocional, abstrata, desvinculada da vida e da liturgia. Esta catequese devia servir para toda a vida. A crise civilizacional pela qual estamos passando impõe aos indivíduos novos referenciais culturais e éticos; o pluralismo religioso expõe o sujeito a um leque enorme de propostas religiosas; a fé é radicalmente provada. Diante desta situação, é urgente ajudar os fiéis a passar de um cristianismo herdado para um cristianismo assumido mediante uma opção pessoal livre e consciente. Impõe-se, então, uma ação evangelizadora missionária, centrada no sujeito, que suscite uma resposta de fé inicial e processos de amadurecimento da fé graças aos quais o simpatizante vá aprofundando sua relação com Deus e a comunidade eclesial, adquirindo convicções e assumindo valores que orientem sua vida numa sociedade que não só prescinde da fé, mas a questiona radicalmente. A catequese precisa se deslocar da criança para o adulto, da religiosidade por tradição à fé por convicção, da aceitação passiva à apropriação ativa, do mero enquadramento sociológico ao compromisso teologal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Celebração do dia do (a) Catequista – 2021 Semeadores (as) da Palavra, da Alegria, do Perdão e da Justiça (Mt 13,1-9) Preparando o...