segunda-feira, 17 de junho de 2013

 Catequese Diocesana 
Major Vieira
A Dimensão Bíblica – Catequética da CNBB Nacional, Regional situando a Catequese nas suas diferentes realidades quer intensificar o processo de “Iniciação à Vida Cristã que leva a pessoa a uma experiência de fé profunda, de conversão e de inserção na comunidade”.          Diante da atual realidade, vislumbramos a necessidade de revisar nossa prática
Equipe de Coordenação de Catequese
Paroquia Divino Pai Eterno
evangelizadora, somos desafiados a tomar uma atitude profética, criativa e ousada. Necessitamos de uma catequese de Iniciação a Vida Cristã, com inspiração catecumenal que leve ao encontro real com Cristo vivo, deixando se mergulhar na vida cristã. 
          A catequese é, em primeiro lugar, uma ação eclesial: a Igreja transmite a fé que ela mesma vive e o catequista é um porta-voz da comunidade e não de uma doutrina pessoal. Ela transmite o tesouro da fé. A catequese faz parte do ministério da Palavra e do profetismo eclesial. (DNC 39 p.40).
Encontro de catequistas  Major Vieira


Encontro de Coordenadores Diocesanos de Catequese.

          A Conferência de Aparecida, além de elevar à iniciação a vida cristã à categoria de urgência, lembra que ela deve acontecer não apenas uma única vez na vida de cada pessoa. A iniciação cristã não se esgota na preparação aos sacramentos do Batismo, Crisma e Eucaristia. Ela se refere à adesão a Jesus Cristo (DGAE 41 p. 49). É necessário desenvolver, em nossas comunidades, um processo de iniciação a vida cristã, que conduza ao “encontro pessoal com Jesus Cristo” ( DAp 289).
          A Igreja existe para evangelizar, para anunciar Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida. Esse anúncio passa pela promoção da dignidade da pessoa humana, pela renovação das comunidades e pela edificação de uma sociedade mais justa, democrática e solidária. Desde longa data nossa diocese vem procurando ser participativa, comprometida com os problemas do povo, libertadora e missionária. É nessa direção que entendemos estar no caminho do Reino definitivo. Para cumprir esta missão, impulsionada pelo Espírito Santo, a Igreja acolhe, reza a Palavra que salva, escuta os sinais dos tempos, revê práticas pastorais, estabelece objetivos e abre caminhos de ação.    Nesta perspectiva já visitamos 14 paroquias ao longo deste primeiro semestre, com o objetivo de conhecer melhor a realidade local, partilha de experiência a nível comunitário e pastoral, fortalecendo e apoiando as coordenações paroquiais de catequese, propondo uma formação permanente e comprometida com o reino de Deus. 

Também realizamos nos dias 08 e 09 de junho no Centro de Formação João Paulo II – Castelhano, o Encontro Diocesano das Coordenações Paroquiais de Catequese, que foi marcado pela reflexão e estudo do subsidio do VIII Sulão de Catequese que acontecera 25 a 27 de outubro de 2013, em São Leopoldo/RS. Realizamos na mesma oportunidade uma oficina com a formação através das Cartas proposta pelo Regional Sul 4, que em nossa diocese terá inicio no dia 25 de agosto em todas as paroquia na oportunidade celebraremos o Dia do catequista. Que Deus conceda a todos a perseverança na missão e a ousadia profética de autênticos seguidores Jesus Cristo. 
Ir. Regiane Freire

Pela Coordenacao Diocesana de Catequese
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Celebração do dia do (a) Catequista – 2021 Semeadores (as) da Palavra, da Alegria, do Perdão e da Justiça (Mt 13,1-9) Preparando o...