sexta-feira, 9 de maio de 2014

Planejamento anual de Catequese Paroquial

Imprimir
PDF

"Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã." 

Victor Hugo
 
Uma das características de pessoas que gostam de planejamento é a criatividade, mas também a de sonhador. Sonhar, acreditar, insistir, persistir...
Permitam-me partilhar o meu sonho para um Planejamento Anual de Catequese Paroquial, seguindo as etapas e características de um projeto.


quinta-feira, 8 de maio de 2014

Coordenação Diocesana de Catequese
Rua Santa Catarina, 228 – Bairro Centro – Caixa Postal 227
89.500-000 CAÇADOR – SC       Fone/Fax (49) 3563 2045
E-mail: catequesecacador@gmail.com
                                                                         Caçador, 07 de maio de 2014.

A vida cristã não se limita à hora de rezar, mas requer um compromisso contínuo e corajoso que nasce da oração”. Papa Francisco

Estimados Padres e Coordenadores Paroquiais de Catequese.
Salve Maria!

Temos consciência de que recomeçar a partir de Cristo significa ter familiaridade com Ele, imitá-lo, ir ao encontro do outro, não ter medo de ir com Ele às periferias.
A catequese é o processo que introduz a pessoa no  caminho da familiaridade e intimidade com o Senhor. A comunidade cristã, a partir dos seus ministérios, é fonte, sujeito e meta da catequese, responsável por acompanhar a sua organização. Assim, a Igreja assume e vive a sua missão de ser casa de iniciação à vida cristã.

Temos a alegria de lembrá-los do Encontro das Coordenações de Catequese, conforme nossa agenda pastoral.

Data
07 e 08 de junho
Início
8h30 (sábado)
Término
16h00 (domingo)
Local
Centro de Formação João Paulo II - Castelhano
Assessoria
Ir. Marlene Bertoldi – Coord. Regional de Catequese
Participantes
5 pessoas/paróquia
Investimento
R$ 110,00


Obs.: Favor confirmar o número de participantes até dia 30 de maio, junto ao secretariado diocesano de pastoral.

Serviços


Sábado:
Ambiente: Microrregião de Caçador
Animação: João Cesar Soares
Oração Inicial: Teresinha Lima e Vera Mazureck
Oração da Noite: Helena Massaroli, Sueli Andrade            
Domingo:
Oração Manhã ou Missa: Lires Anciliero e Maria Rosa
Envio: Paróquia Santa Cruz- Canoinhas

Desde já agradecemos sua presença e participação!

Fraternalmente,


Ir. Regiane Freire – SF

Pela Coordenação Diocesana de Catequese

terça-feira, 22 de abril de 2014

Tempo da Páscoa – Vida que renasce

pascoa
No Tempo da Quaresma deste ano de 2014, a Campanha da Fraternidade, nos ajudou em nossa conversão. Neste ano de 2014, o tema foi: “Fraternidade e Tráfico Humano”, com o lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou (Gl 5, 1)”. Nesta páscoa de Jesus somos convidados a refletir sobre as armadilhas do diabo, porque Deus não se manifesta naquilo que mata a vida humana: a idolatria do dinheiro, que desconsidera a vida por causa do lucro, que leva tantas pessoas a sofrerem com o tráfico humano.
 "O Senhor ressuscitou, aleluia”! Feliz e Santa Páscoa a todos! Celebramos a vitória da vida sobre a morte e o pecado. É dada vida nova àqueles que confiam no poder salvador e libertador de Deus. Pela ressurreição de Cristo, a cruz torna-se sinal de vitória, amor de Deus e salvação da humanidade.

terça-feira, 11 de março de 2014

Celebração CF 2014

Fraternidade e Tráfico Humano“É para a liberdade que Cristo nos libertou”
(Gl 5,1)

Anim.: Sejam todas e todos bem vindos para esta celebração, onde refletiremos e meditaremos sobre o Deus da vida que nos criou a “sua Imagem e semelhança” e nos quer como filhos e filhas livres, vivendo a dignidade que Ele nos concedeu (cf Gn 1,26). Iniciaremos cantando o hino da CF 2014:
Canto: É para a liberdade que Cristo nos libertou, Jesus libertador!
É para a liberdade que Cristo nos libertou! (Gl 5,1)
1. Deus não quer ver seus filhos sendo escravizados, à semelhança e à sua imagem, os criou. (Cf. Gn 1,27)
Na cruz de Cristo, foram todos resgatados, pra liberdade é que Jesus nos libertou! (Gl 5,1)
2. Há tanta gente que, ao buscar nova alvorada, sai pela estrada a procurar libertação; mas como é triste ver, ao fim da caminhada, que foi levada a trabalhar na escravidão!
Anim.: O tempo quaresmal convida-nos a fixar confiantes nossos olhos em Cristo, que, na cruz, se faz solidário com os que sofrem, por situações em que a pessoa é ferida na sua dignidade, por ter sido submetida ao tráfico, através da exploração sexual, trabalho escravo, preconceitos raciais, tráfico de órgãos...  Leia mais em: http://www.catequesefloripa.org.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Catequese...

A importância da Comunidade


          Quando se tem claro que a catequese deve ser entendida como parte integrante do processo de Iniciação à Vida Cristã fica claro que se está falando de algo muito mais envolvente do que simplesmente preparar alguém para receber esse ou aquele sacramento. O que está em jogo não é somente a preparação para participar conscientemente  de um rito, mas conseguir levar a pessoa a viver de uma forma nova, totalmente em sintonia com as propostas de Jesus Cristo.

Com o tema “A catequese na renovação da pastoral orgânica”, Therezinha Cruz levou os participantes da 3ª Semana Brasileira de Catequese a fazerem uma profunda reflexão sobre onde se quer chegar com o trabalho catequético e quem é o responsável por ela. Leia mais: http://www.catequeseebiblia.blogspot.com.br/

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Celebração da CF 2014 com os catequizandos


Ambiente: Cartaz da CF/2014, Bíblia, vela, crucifixo, imagens que representam o tráfico humano, órgãos, algemas, correntes...

Canto de Abertura: Hino CF 2014

Animador: É com alegria que acolhemos a todos. Sejam bem vindos! Queremos saudar as pessoas que estão ao nosso lado com um abraço fraterno no amor de Jesus Cristo.

A: Saudemos a Trindade Santa, cantando.
Todos: Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo, estamos aqui. Amém.
A: A CF deste ano nos propõe olhar para situação do trafico humano. Apresenta-nos um questionamento muito importante a respeito da vida e da dignidade humana que está sendo ferida nas diversas formas de tráfico.

Leitor 1- O tráfico humano é um crime que atenta contra a dignidade da pessoa humana, já que explora o filho e a filha de Deus, limita suas liberdades, despreza sua honra, agride o amor próprio e ameaça a vida.
L2 - No Brasil, percebemos várias formas de tráfico humano: a exploração que atinge principalmente mulheres, mas também crianças e adolescentes, no mercado do sexo, e a exploração de trabalhadores escravizados em atividades produtivas.

T: É para a liberdade que Cristo nos libertou. ( Gl 5,1)
A: A Igreja é solidária com as pessoas traficadas. Comprometida com a evolução da consciência universal sobre o valor da dignidade humana e dos direitos fundamentais, que contribui no combate pela erradicação deste crime.

T: Deus quer que o ser humano se relacione com Ele e participe da sua vida. Deus confere à pessoa humana uma dignidade porque a coloca como o ponto mais alto da criação.
A: Convido os presentes para quebrarem as correntes, simbolicamente, e manifestar quais as correntes deseja que sejam desfeitas em nossa sociedade.

Canto: Fala, Senhor, fala, Senhor, palavra de fraternidade. Fala, Senhor, fala, Senhor, és luz da humanidade.
L3 - Cristo é a Verdade que liberta. É a liberdade oferecida a todos indiscriminadamente. Evangelho (Jo 8, 31 -38)
A: Pedir para os membros do grupo repetir a frase que mais chamou atenção no texto bíblico. Expressar em forma de prece os anseios de uma sociedade mais liberta dos preconceitos com relação ao ser humano.

Oração da CF 2014
T: Ó Deus, sempre ouvis o clamor do Vosso povo e Vos compadeceis dos oprimidos e escravizados. Fazei que experimentem a libertação da cruz e a ressurreição de Jesus.
Nós Vos pedimos pelos que sofrem o flagelo do tráfico humano. Convertei-nos pela força do Vosso Espirito, e tomai-nos sensíveis às dores destes nossos irmãos. Comprometidos na superação deste mal, vivamos como Vossos filhos e filhas na liberdade e na paz. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

Bênção Final
Animador: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós.
A: Abençoe-vos Deus todo poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
Todos: Amém.
A: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
Todos: Graças a Deus.

Organização: Ir. Regiane D. Freire


terça-feira, 4 de fevereiro de 2014


Dinâmica do Boneco

bonecoHoje vamos apresentar a vocês uma dinâmica que poderá tanto ser usada para um encontro de catequese, em qualquer uma das etapas, como em um encontro com os pais e mães dos catequizandos, ou até mesmo em uma formação de catequistas.
Objetivo:
  1. Na Catequese, a dinâmica poderá ser aplicada ligada ao tema da “Construção do Reino de Deus”, mostrando que ela só poderá ser feita em comunidade;
  2. Quando aplicada num encontro com os pais das crianças e adolescentes que estão fazendo a Catequese, terá como objetivo mostrar que a participação conjunta de pais e catequistas é que poderá levar os catequizandos a viverem plenamente a própria fé, pois a educação na fé só acontece quando a família vive sua fé na comunidade.
  3. Em um encontro formação de de catequistas, poderá ser aplicada para mostrar que o trabalho catequético exige união, colaboração e solidariedade, dando testemunho de vida comunitária. LEIA MAIS EM: Dinâmica do Boneco

Cronogramas da IVC para 2026

         Cronograma IVC Adultos para 2026   Cronograma IVC 2026/1º ano para 2026  Cronograma IVC 2025/2º ano para 2026 Cronograma IVC 2024/...