quinta-feira, 11 de abril de 2013


O EXEMPLO DE JESUS NO MINISTÉRIO DA COORDENAÇÃO – IV

“Como bons administradores da multiforme graça de Deus, cada um
coloque à disposição dos outros o dom que recebeu” (1Pd 4,10).

Mergulhando no jeito de ser de Jesus, podemos descobrir uma melhor maneira para coordenar a catequese na comunidade. Nesse sentido, o MINISTÉRIO DA COORDENAÇÃO reveste-se de uma mística, de uma espiritualidade, de uma missão. Coordenar é integrar, animar, avaliar, revisar, celebrar, incentivar a caminhada da catequese. A coordenação é uma “co-operação”, uma ação em conjunto, de co-responsabilidade conforme os diversos ministérios. Jesus é a fonte inspiradora na arte de coordenar. Ele não assumiu a missão sozinho. Fez-se cercar de um grupo (cf Mc 3, 13-19; Jo 1, 35-51). Com ele vai criando sua comunidade. Em Jesus, o ministério da coordenação e animação caracteriza-se pelo amor às pessoas e pelos vínculos de caridade e amizade. Ele conquista confiança e delega responsabilidades. (DNC 314)
O ministério da coordenação é o serviço que mantém  viva a caminhada da catequese em sintonia com as opções diocesanas, paroquiais e segundo as exigências de uma catequese renovada. E o coordenador encontra seu modelo, sua inspiração e a fonte de graça para exercer seu ministério na Pessoa de Jesus.
 Sabemos que Jesus Cristo não quis assumir sua missão sozinho. Fez-se cercar do grupo dos doze (Mc 3,13). Com eles vai criando sua comunidade. Os Evangelhos nos mostram que várias atitudes de Jesus caracterizam-se por um amor cordial e concreto pelas pessoas.  Vejamos algumas situações:

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Celebração da Luz


Celebração da Luz



Continuando nossa página, apresentamos a celebração da Luz que pode ser utilizada com os catequizandos, neste período pascal: (Círio pascal ou vela grande acesa- velas menores pra todos)
1.      Refrão: Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra: inunda meu ser, permanece em nós!
2.      Abertura                                                                                                                                                                                                                              a) Venham, ó crianças/ ao Senhor cantar!/ venham, com alegria/ a Deus festejar!                                                                                                                                                                                                     b) És, Senhor, a luz/ em nossa escuridão!/ És o Ressuscitado,/ Cristo, nosso irmão!                                                                                                                                                                        c) Tua Luz bendita/ sempre nos conduz!/ Fica sempre conosco,/ ó Senhor Jesus!                                                                                                                                                                                                                                                             d) Glória ao Pai, ao Filho/ e ao Santo Espírito!/ Glória à Trindade Santa!/ Glória ao Deus bendito!
3.      Recordação da vida: Motivar os catequizandos para que façam memória das situações de trevas que existem em nossas famílias, comunidades, sociedade... Pode-se intercalar um refrão penitencial.
4.      Salmo:
O Senhor é a luz de nossa vida (Salmo 139/138)                                                                                                                                                                                                                                         Ref. Tu és a luz, Senhor, do meu andar, Senhor, do meu lutar, Senhor, força do meu sofrer. Em Tuas mãos, Senhor, quero viver!                                                                                                                                                                                                                    . Meu coração Tu sondas e lês meus pensamentos. Se sento ou se levanto, Tu vês meus movimentos. De todas as minhas palavras, Tu tens conhecimento.                                                                                                                                                                                                                   . Quisesse eu me esconder do Teu imenso olhar, subir até o céu, na terra me enterrar, atrás do sol que nasce, lá irias me encontrar.                                                                                                                                                                 . Se a luz do sol se fosse, que escuridão seria!... Se as trevas me envolvessem, o que adiantaria? Pra Ti Senhor, a noite é clara como o dia.                                                                                                                                                                                      .Tu vês meu coração, meu sofrimento sentes. Olha, Senhor, meus passos; se vou erradamente, me guia no caminho da vida, para sempre.
5.       Proclamação da Palavra (cantar, enquanto entra a Bíblia)                                                                                                                                                                                         Texto bíblico: Jo 8,12; 9,1-7
6.      Reflexão – Breve meditação da Palavra, ressaltando como Jesus é luz em nossa vida diária.
7.      Catequese Litúrgica: Mostrar o simbolismo da Luz na Liturgia, especialmente na missa: círio, velas, lâmpadas... Jesus Ressuscitado, a fé que sempre deve brilhar, nosso compromisso de ser luz na vida dos irmãos.
8.      Ação de Graças: Convidar os catequizandos a dar graças a Deus pelas situações de luz, as coisas boas que existem em nossas famílias, comunidades, sociedade... Cada pessoa que rezar, logo em seguida deve acender a sua vela na vela maior. Ao final, cantar para que todos acendam suas velas.                                                                                                                                           – Minha Luz é Jesus! E Jesus me conduz, pelos caminhos da paz !
9.       Oração: Deus de amor e de bondade, Tu és luz que ilumina a nossa vida. Permanece sempre conosco, conduzindo nossos passos no caminho de Teu Filho Ressuscitado. Amém!
10.   Conclusão: O Deus da Luz e do amor esteja sempre em nossa vida! Amém!                                                                                                                                                      Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

Fonte:  Vanildo de Paiva – Catequese e Liturgia –
Duas faces do mesmo Mistério - Paulus


Escola Catequética Regional

            No domingo dia 07 de abril de 2013, às 14 h, no Secretariado Diocesano de Pastoral, realizou-se o encontro com as alunas da Escola Regional de Catequese, com o objetivo de elaborar uma celebração  querigmática, proposta e tarefa da 2ª etapa da Escola Regional de Catequese,   tendo como inspiração bíblica o Evangelho de Marcos. No primeiro momento refletimos sobre o significado da palavra kerigma, ou seja, o primeiro anúncio e partilhamos a realidade da catequese na atualidade. Precisamos anunciar Jesus Cristo e conduzir o catequizando ao encontro verdadeiro com o Mestre Jesus, tornando-se verdadeiramente discípulo missionário.
             A celebração deverá ser realizada nas comunidades, com catequizandos de crisma e depois partilhada com os demais alunos da escola regional, em Lages, na próxima etapa que acontecera de 17 a 19 de maio. Estavam presentes neste encontro, D. Severino, Pe. Marcio, Solange, Joana, A. Claudia, Marisa, Ir. Aurea e Ir. Regiane.  “Sentimos a urgência de desenvolver em nossas comunidades um processo de Iniciação à Vida Cristã, que comece pelo kerigma e que, guiado pela Palavra de Deus, conduza a um encontro pessoal, com Jesus Cristo, perfeito Deus e perfeito homem, experimentado como plenitude da humanidade e que leve à conversão, ao seguimento em uma comunidade eclesial e a um amadurecimento de fé na prática dos sacramentos, do serviço e da missão” ( DAp 289). Agradecemos a presença e colaboração de todos e a disponibilidade de colocar-se como aprendiz na escola de Jesus.

 
            
Ir. Regiane Freire- SF
Pela Coordenação Diocesana de Catequese
 

Cronograma 2013



DIOCESE DE CAÇADOR
Coordenação Diocesana de Catequese

Aleluia Cristo Ressuscitou!
“A iniciação cristã, que inclui o querigma, é a maneira prática de colocar alguém em contato com Jesus Cristo e introduzi-lo no discipulado” (Dap 288).
Caçador, 04 de abril de 2013.
Estimados Párocos e Coordenadores Paroquias de Catequese.
         O tempo pascal nos desafia a anunciar o Cristo Ressuscitado em nossas comunidades paroquias, na catequese, nas celebrações litúrgicas e nos encontros de formação. Aos coordenadores de catequese e catequistas, compete à tarefa de cultivar em o nosso coração a alegria da ressurreição e a disposição de anunciá-lo aos catequizandos, suas famílias e comunidade. “Sentimos a urgência de desenvolver em nossas comunidades um processo de iniciação a vida cristã que comece pelo querigma e que, guiado pela Palavra de Deus, conduza a um encontro pessoal, cada vez mais, com Jesus Cristo, perfeito Deus e perfeito homem, experimentado como plenitude da humanidade e que leve à conversão, ao seguimento em uma comunidade eclesial e a um amadurecimento de fá na prática dos sacramentos, do serviço e da missão” ( DAp 289).
         Com estas motivações encaminhamos as atividades da Catequese Diocesana para 2013.

Encontros da Coordenação Diocesana de Catequese
Data: 02/março – Secretariado Diocesano de Pastoral - Caçador
Data: 01/maio – Santa Cecília
Data: 23e 24/novembro – Arroio Trinta

Encontro das Coordenações Paroquias de Catequese
Data: 08 e 09 de junho
Local: Centro de Formação João Paulo II, Castelhano – Caçador.

Encontro Diocesano das Turmas da Escola Diocesana de Catequese
Data: 14 e 15/ setembro
Tema: Estudo do Apocalipse
Assessoria : Vera Mazureck

Encontro de Formação sobre Missiologia
Data: 28 e 29/setembro
Local: Local: Centro de Formação João Paulo II, Castelhano – Caçador.

Encontro com Catequistas de Adultos
Data: 06/outubro
Local: Centro de Formação João Paulo II, Castelhano – Caçador.


Escola Regional de Catequese – Lages
3ª Etapa - Data: 16 a 19/ maio – Centro de Formação – Lages
4ª Etapa - Data: 26 a 29/ setembro – Centro de Formação – Lages

Seminário Regional de Catequese e Liturgia
Data: 30/08/13 a 01/09/13
Local: Criciúma

OBS: Estamos agendando as visitas nas paroquias.

Fraternalmente!

Ir. Regiane D. Freire
Pela Coordenação Diocesana de Catequese


terça-feira, 26 de março de 2013

Feliz Páscoa!


Estimados Sacerdotes!
Queridos (as) Catequistas!

 FELIZ PASCOA!


Celebrar a Páscoa significa celebrar a vida!
Celebrar Pascoa é deixar Cristo viver em nós!
Pascoa é renascimento... É passagem...
É mudança e transformação.
É ser novo um mesmo ser
Que recomeça pela própria libertação!
É deixar para trás uma vida cheia de poeira.
É começar agora um novo caminhar
Cheio de luz, de fortalecimento,
Cheio de esperanças renovadas!
É sentir no intimo do coração
A certeza que Jesus ressurgiu
Para nos provar que o amor incondicional
existe, assim como a vida eterna!
Feliz e abençoada Páscoa!

Ir. Regiane Freire - SF
Pela Coordenação Diocesana de Catequese

quinta-feira, 14 de março de 2013









Visita às Paróquias


No dia 13 de março de 2013, em clima de grande alegria, pela escolha de nosso Papa Francisco, realizou-se visita da Coordenação Diocesana da Catequese, com Ir. Regiane, e das Pastorais da Juventude, com o Seminarista Fabio Belli e Carlos, às Paroquias Santo Antônio – Lebon Regis e Santa Cecilia, tendo como objetivo dialogar com as realidades de cada paróquia e ajudar na organização das coordenações paroquias da catequese e pastorais da juventude. 


A equipe apresentou o trabalho desenvolvido em nível diocesano, colocando-se à disposição das paróquias para ajudar no que se refere à organização e fortalecimento das pastorais em âmbito paroquial. Agradecemos a acolhida, colaboração de catequistas, jovens e dos Párocos  Pe. Valmir Pasa (Lebon Régis) e Pe. Joao A. Perin (Santa Cecília).


Encontro sobre Juventude
Santa Cecília 


Catequistas Santa Cecília 














Ir. Regiane Freire, Fabio Belli e
 Carlos Basílio.

quinta-feira, 7 de março de 2013


Encontro da Coordenação Diocesana de Catequese.

No dia 02 de março de 2013, no Secretariado Diocesano de Pastoral, aconteceu à Reunião da Equipe de Coordenação Diocesana de Catequese, estando presente representante de todas as microrregiões da diocese. O tema de estudo e reflexão foi “Catequese e o Objetivo Geral da Igreja no Brasil”, e a Mistagogia do Catequista. Dentre os assuntos tratados destaque para o Projeto Diocesano de Catequese na dimensão da formação, organização, missão e catequese com adultos com inspiração catecumenal.
Também aconteceu a apresentação do texto em preparação ao VIII Sulão de Catequese com o tema “Catequista: Protagonista da Fé do amor e da Esperança”, que acontecerá em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, entre os dias 25 e 27 de outubro de 2013. Outros pontos mencionados foram: Formação de Catequistas, através das Cartas conforme proposta do Regional Sul 4; encontro com os ex-alunos da Escola Catequética Diocesana, entre outros. A próxima reunião será no dia 01 de maio de 2013, em Santa Cecília.
Ir. Regiane D. Freire- SF
Pela Coordenação Diocesana de Catequese.

Cronogramas da IVC para 2026

         Cronograma IVC Adultos para 2026   Cronograma IVC 2026/1º ano para 2026  Cronograma IVC 2025/2º ano para 2026 Cronograma IVC 2024/...